Foi rasgada pelos frades Dominicanos e começa a aparecer com o nome atual no século XVI. Terá sido um cruzeiro que existia pouco antes de se chegar ao Largo de São João Novo, O Padrão de Belmonte, que lhe terá dado a toponímia que curiosamente se conservou até hoje.
Apesar de não ser muito longa, a rua que sobe para depois descer, guarda em si alguns tesouros como a Escovaria de Belomonte, um dos negócios mais antigos da cidade, e provavelmente único na Península Ibérica, e várias casas dos séculos XVII e XVIII, sendo a dos Pacheco Pereira a mais famosa, por representar um dos melhores exemplos da arquitetura civil portuense do século XVIII. Hoje o edifício acolhe um dos núcleos da Escola Superior Artística do Porto.
No início da Rua de Belomonte, ainda junto ao Largo de S. Domingos, nasce a extensa escadaria da Vitória. Subida penosa é, contudo e de um modo incontornável,uma das mais rápidas e directas ligações entre a parte baixa e alta do morro da Vitória. É também a partir destas escadas que se pode contemplar uma das mais belas panorâmicas sobre o Porto medieval. Mas este é, igualmente, um dos espaços onde a presença judaica na cidade perdurou até aos nossos dias. Com efeito a toponímia salvaguarda essa Memória histórica e esse Património étnico de gentes, regiões e de culturas de que também é feita a cidade. E o Porto foi feito de igual modo, durante séculos, de uma extrema e importante comunidade de judeus que, desde o século XIV, se viu proibida de habitar no morro da Sé e, por tal motivo, foi transferida para o morro do Olival.
Nascia assim a judiaria do Porto, no alto da qual se ergueu a nova sinagoga. No final do século XV os judeus foram definitivamente expulsos da cidade e do país. Mas, sintomaticamente, as escadas que, através da judiaria, conduziam à sinagoga, as rebaptizadas Escadas da Vitória, são também, ainda hoje, designadas por Escadas da “Esnoga”.
B28apartments.com utiliza cookies para fornecer a funcionalidade necessária do site e melhorar a sua experiência. Ao utilizar o nosso sítio web, concorda com a nossa política de privacidade. saber mais