Foi rasgada pelos frades Dominicanos e começa a aparecer com o nome atual no século XVI.
Terá sido um cruzeiro que existia pouco antes de se chegar ao Largo de São João Novo, O Padrão de Belmonte, que lhe terá dado a toponímia que curiosamente se conservou até hoje.
Apesar de não ser muito longa, a rua que sobe para depois descer, guarda em si alguns tesouros como a Escovaria de Belomonte, um dos negócios mais antigos da cidade, e provavelmente único na Península Ibérica.
Também podemos ver várias casas dos séculos XVII e XVIII, sendo a dos Pacheco Pereira a mais famosa, por representar um dos melhores exemplos da arquitetura civil portuense do século XVIII.
O edifício já acolheu um dos núcleos da Escola Superior Artística do Porto, mesmo ao lado do B28 Apartments.
No início da Rua de Belomonte, ainda junto ao Largo de S. Domingos, nasce a extensa escadaria da Vitória.
Subida penosa é, contudo e de um modo incontornável,uma das mais rápidas e directas ligações entre a parte baixa e alta do morro da Vitória.
É também a partir destas escadas que se pode contemplar uma das mais belas panorâmicas sobre o Porto medieval. Mas este é, igualmente, um dos espaços onde a presença judaica na cidade perdurou até aos nossos dias.
Com efeito a toponímia salvaguarda essa Memória histórica e esse Património étnico de gentes, regiões e de culturas de que também é feita a cidade.
E o Porto foi feito de igual modo, durante séculos, de uma extrema e importante comunidade de judeus que, desde o século XIV, se viu proibida de habitar no morro da Sé e, por tal motivo, foi transferida para o morro do Olival.
Nascia assim a judiaria do Porto, no alto da qual se ergueu a nova sinagoga. No final do século XV os judeus foram definitivamente expulsos da cidade e do país.
Mas, sintomaticamente, as escadas que, através da judiaria, conduziam à sinagoga, as rebaptizadas Escadas da Vitória, são também, ainda hoje, designadas por Escadas da “Esnoga”.
Fonte: Joel Cleto, in obradouro blog
Depois de ler sobre a nossa Rua, conheça também a história de como o B28 Apartments se tornou na nossa casa.
B28apartments.com utiliza cookies para fornecer a funcionalidade necessária do site e melhorar a sua experiência. Ao utilizar o nosso sítio web, concorda com a nossa política de privacidade. saber mais