Foi em 2012 que entramos pela primeira vez neste prédio, em pleno Centro Histórico da cidade do Porto. Não obstante o estado de degradação generalizado o mesmo conservava alguns elementos originais, que desde o início quisemos preservar.
O projecto de reabilitação ficou a cargo do Arquitecto José Bernardo Távora que levou a cabo a difícil tarefa de devolver ao prédio o seu brilho original, mantendo todos os elementos que eram passíveis de ser recuperados, como foi o caso das portas e portadas interiores, paredes em tabique, estuques em gesso trabalhado, escada interior, lanternim …
Optou-se por reabilitação sustentável deste prédio de rés-do-chão e cinco andares, com entrada principal pela Rua de Belomonte e entrada posterior pelas Escadas da Vitória, antigas Escadas da Esnoga, na antiga judiaria da cidade do Porto.
Foi opção arriscada e ao arrepio das tendências actuais – em que se opta pela manutenção das fachadas e reconstrução total do interior -, mas a intenção foi exactamente a oposta, mau grado a maior dificuldade e onerosidade da obra e prejuízo em alguns aspectos.
A obra teve início em 2015 e só se concluiu no final de 2017, após longo percurso com algumas vicissitudes naturais neste tipo de reabilitação.
Concluída a empreitada, podemos dizer que os objectivos propostos foram integralmente atingidos, com o prédio recuperado no seu esplendor original e recuperação integral de todos os elementos susceptíveis de serem reabilitados, com respeito total pela história do edifício.
Esperamos que gostem e que se sintam em casa, tal como nós nos sentimos!
O prédio onde se inserem os apartamentos e uma loja ao nível do rés-do-chão, é um típico prédio burguês do Porto, situado em pleno centro histórico da cidade, classificado como Património Universal pela Unesco. Situa-se numa parte da cidade antigamente habitada por judeus (Judiaria/portas do Olival), sendo que tem entrada pela Rua de Belomonte e, ao nível do terceiro andar, pelas Escadas da Vitória, antigas Escadas da Esnoga ou Sinagoga.
A Construção terá tido início no século XVI, contudo foi objecto de alterações e ampliação no século XIX, sendo claramente desta época a caixa central de escadas em espiral, e o lanternin que trás luz a todo o prédio através do último piso.
É ainda de salientar um fantástico saguão que propicia arejamento e entrada de luz aos apartamentos do primeiro e segundo pisos traseiros.
A reabilitação foi levada a cabo com extremo cuidado pela estrutura do prédio e suas características ancestrais. O objectivo foi conferir condições de habitabilidade moderna ao edifício sem destruir as suas características próprias, designadamente a fabulosa escada interior e elementos decorativos, entre os quais se destacam os estuques, saguão, arco em pedra, lanternim.
O objectivo da reabilitação, desde a primeira hora, foi criar as condições para proporcionar aos hóspedes uma experiência única.
Estamos conscientes que os apartamentos se destinam a um nicho de mercado, a hóspedes especiais que desejam uma experiência especial, com conforto e qualidade, mas também com a vivência de uma relação diferente com o espaço habitável e com a cidade do Porto.
Seguramente que não ficarão indiferentes à estadia que terão nos nossos apartamentos!
Os créditos das fotografias são do Sr. Luís Ferreira Alves
Siga-nos nas redes sociais
B28apartments.com utiliza cookies para fornecer a funcionalidade necessária do site e melhorar a sua experiência. Ao utilizar o nosso sítio web, concorda com a nossa política de privacidade. saber mais