Recent Posts
Não há dúvida que Portugal é um dos melhores países na produção de leite, queijos e manteigas. Isto deve-se tudo ao facto de termos imensos espaços verdes que são explorados pelos nossos agricultores. E por isso somos uma referência de renome para o mundo na área da agricultura.
E é com imenso orgulho que temos os Lactícinios das Marinhas como é hoje conhecido, como um dos fornecedores para o pequeno-almoço que oferecemos no B28 Apartments.
Os nossos hóspedes deliciam-se com estes produtos naturais e nós partilhamos uma das memórias mais antigas que temos. O de poder disfrutar do nosso pão de fermentação lenta, comprada aqui no bairro, com o sabor maravilhoso do queijo magro dos Lacticínios das Marinhas.
E não nos esqueçamos da manteiga, servida em dose individual para que não deixe nem um pedaço por experimentar.
Mas tudo começou em 1939, quando os pequenos fabricantes de manteiga da região instalaram-se no concelho de Esposende, na região norte do país bem perto do Porto. Foi assim criado os Lacticínios de Esposende Lda juntamente com a Junta Nacional dos Produtos Pecuários, que atribuiu quotas a cada um.
Acabando por cair na falência devido à dificuldade de custos, foi mais tarde adquirida por uma família que até hoje mantém a fabricação tal como fazia em 1954, com os famoso nome Lacticínios das Marinhas, nome escolhido em homenagem à terra onde está sediada a fábrica, a freguesia Marinhas.
“O nosso queijo continua a ser único porque é magro, não leva corantes, conservantes, antibolores, antifúngicos ou revestimento externo. É feito tal e qual como em 1954.” – ainda produzido de forma 100% natural, lema que vestem na pele e que vai de encontro aos nossos valores.
Todos os dias a fábrica dos Lacticínios das Marinhas recebe entre 15 a 20 mil litros de leite de vaca vindos da Póvoa de Varzim, terra vizinha, e é assim que controlam o processo.
“Não compramos nata, produzidos manteiga a partir da nata que é retirado do leite para fazer o queijo magro” refere Berta Castilho, uma de três irmãos actualmente à frente da fábrica.
Aqui cuidamos de si para que se sinta em casa e por isso escolhemos os ingredientes de forma sazonal e o que nunca falha é o queijo magro e a manteiga com sal marinho das marinhas.
Contamos consigo na sua próxima viagem – com pequeno-almoço incluído!
fonte de citações e fotografias utilizadas no artigo: “Revista Observador nr 13/2021″ e website oficial “Lacticínios das Marinhas”
B28apartments.com utiliza cookies para fornecer a funcionalidade necessária do site e melhorar a sua experiência. Ao utilizar o nosso sítio web, concorda com a nossa política de privacidade. saber mais